Terça, 29 de Setembro de 2020 00:30
+55 11 94087-6185
Saúde Coronavirus

Estado de São Paulo registra nova queda de mortes por coronavírus

Redução ocorre mesmo com nova diretriz do Ministério da Saúde, que passou a contabilizar também casos e óbitos confirmados clinicamente

18/08/2020 11h26 Atualizada há 1 mês
1.145
Por: Redação Fonte: Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo

O Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, anunciou nesta segunda-feira (17) que o estado de São Paulo registrou queda de 1% no número de óbitos por coronavírus entre os dias 9 e 15 de agosto em comparação com a semana anterior, de 2 a 8 de agosto.

 

A queda de óbitos ocorreu mesmo com a modificação da diretriz do Ministério da Saúde para confirmação de casos e óbitos, que passou a incluir o método de análise clínica e diagnóstico por exames de imagem, mesmo sem análise laboratorial. Essa alteração resultou no acréscimo de 221 mortes que aconteceram no decorrer da pandemia e foram inseridas em boletim da última semana.

 

“Sem essa inserção, teríamos o menor índice de número de óbitos no estado em relação às semanas anteriores, com níveis muito semelhantes à 24ª semana epidemiológica, mostrando dessa forma um controle da pandemia no estado”, disse o Secretário. Foram registrados 16 óbitos a menos. Na semana passada houve 1.764 mortes e, na semana anterior, 1.780 óbitos.

 

A Região Metropolitana de São Paulo, sem a capital, teve uma queda de 4% no número de óbitos. A redução ocorre também no interior e na Baixada Santista, com queda de 5%. Todos os municípios mantém uma taxa de ocupação de leitos de UTI menor do que 80%. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 57,4% no estado e de 55,5% na Grande São Paulo.

 

Mais de 502 mil pacientes se recuperaram da COVID-19. “Isso foi fruto do investimento do estado de São Paulo em ampliar número de leitos e distribuir respiradores. E nós não poderíamos diminuir o trabalho incessantes dos profissionais de saúde, que não mediram esforços para que a assistência aos pacientes pudesse ser garantida em todas as situações, principalmente para o controle real da pandemia no estado”, completou Gorinchteyn.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronavirus
Sobre Coronavirus
Saiba tudo sobre a Pandemia, quarentena, "novo normal" e vacinas.
Sobre o município
São Paulo - SP
Atualizado às 00h24 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 25°

22° Sensação
11 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias