Terça, 29 de Setembro de 2020 00:28
+55 11 94087-6185
Geral REVITALIZAÇÃO

Obras de revitalização do Mercado de Santo Amaro são iniciadas

Consumido pelo fogo em 2017, o mercado será transformado em um polo turístico e gastronômico

19/08/2020 11h38
152
Por: Maria Vitória Freitas Fonte: SP JORNAL
Foto: Leon Rodrigues / SECOM.
Foto: Leon Rodrigues / SECOM.

Prefeitura de São Paulo autorizou o Consórcio Fênix a iniciar as obras de revitalização do Mercado de Santo Amaro, na Zona Sul, que teve 70% de seu espaço destruído por um incêndio, em 2017. Serão iniciadas as etapas de construção que deverão transformar o mercado em um polo turístico e gastronômico na Zona Sul da capital, respeitando as características e a importância histórica do prédio.

O prefeito Bruno Covas acompanhou o início dos trabalhos na última semana. Segundo Covas, o sucesso de apostar na concessão dos mercados pode ser visto nesse projeto. “Nós tínhamos como os mais críticos do processo de concessão os permissionários, que hoje são aqueles que mais apoiam”, explicou o prefeito.

As obras de revitalização devem durar até 24 meses. Por isso, nesse período, os locatários seguem atuando em uma tenda isolada do prédio e não haverá qualquer impacto das obras às atividades dos comerciantes. Por fim, eles serão alocados novamente no interior do edifício após as reformas e restaurações.

Quando for novamente disponibilizado à população, o Mercado de Santo Amaro ocupará uma área de mais de 11.000 m² (hoje o equipamento ocupa 8.933,00 m²). O projeto prevê a ampliação, padronização e modernização das lojas que atuavam no local. Portanto, ao todo, serão 160 espaços com diversos tamanhos, restaurantes com varandas, espaços compartilhados para alimentação, zona kids, além de um boulevard especialmente projetado para eventos, como aulas de culinária ou shows intimistas, para ser mais um ponto de contato para os comerciantes do mercado.

“Nosso propósito é devolver o mercado revitalizado para população local, com a promoção de eventos para atrair um público consumidor de outras regiões. Queremos transformá-lo em um ponto turístico”, afirma Marco Alberto Silva, presidente da Engemon, que tem 50% de participação no Consórcio Fênix (Houer, Supernova e Urbana também fazem parte).

 

Sobre a ampliação

A ampliação do mercado será na fração que fica na esquina do terreno. A edificação nova contará com cinco pavimentos, sendo dois deles destinados a estacionamentos, dois contíguos ao térreo e mezanino da edificação atual e com o mesmo uso de mercado e um pavimento cobertura para uso diverso. Destaca-se no projeto a nova praça central que unirá os edifícios novo e antigo e promete ser o “coração” do novo mercado.

Além disso, outro conceito com amplo destaque é a mobilidade. Restaurantes e lojas atenderão também por delivery, atingindo um público mais amplo a partir de um raio de entrega extenso. Além do acesso à região pelo transporte público, o mercado terá um espaço para carros de aplicativo, de modo a ampliar as opções disponíveis.

Por fim, o Mercado Santo Amaro foi inaugurado em 1897, na Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes, onde funcionou até 1958. Transferido para o atual endereço, o equipamento passou a trabalhar com vendas no varejo a partir de 1961. O mercado, que é gerido pela Secretaria Municipal de Subprefeituras, é responsável pelo abastecimento de bairros como Santo Amaro, Indianópolis, Bosque da Saúde, Jabaquara, Cidade Ademar, Cidade Dutra e outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 00h24 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 25°

22° Sensação
11 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias