Sexta, 25 de Setembro de 2020 09:20
+55 11 94087-6185
Pandemia do Coronavírus COVID-19

Cientista encontra “ponto fraco” que pode inativar o coronavírus

A ideia é usar um polímero para bloquear o vírus antes que ele seja capaz de infectar as células do corpo

21/08/2020 11h41 Atualizada há 1 mês
1.225
Por: Redação Fonte: Portal Metrópoles
CDC/UNSPLASH
CDC/UNSPLASH

Depois de lidar com um caso grave de coronavírus na família — o irmão dela adoeceu –, a física mexicana Mónica Olvera, que pesquisa ciência dos materiais, decidiu mudar o foco e tentar ajudar na busca por uma maneira de neutralizar o Sars-CoV-2.

“Não tenho nada a ver com medicina. Mas quando vimos esse problema tão forte, entramos em ação”, afirmou a cientista à BBC News Mundo. Mónica e sua equipe, que trabalham na Northwestern University, nos Estados Unidos, encaram o vírus da perspectiva física e podem ter encontrado um ponto fraco no micro-organismo responsável pela Covid-19.

A ideia da cientista é bloquear o coronavírus antes que ele seja capaz de invadir e infectar as células do corpo humano. Usando um polímero (espécie de molécula), que ainda está sendo desenvolvido, ela pretende agir na energia de atração entre a superfície do vírus e das células.

“Percebemos que se modificássemos as cargas do novo coronavírus, a atração com o receptor diminuiria muito”, afirma. Até agora, o grupo conseguiu reduzir em 30% a capacidade do vírus de se conectar com as células. O polímero deve demorar mais três meses para ficar pronto e, a partir daí, será preciso encontrar uma forma de administrá-lo — aerossol é uma das possibilidades.

“Queremos criar algo que não seja biológico, que não crie resistência. Evitar que o vírus encontre outras formas de progredir. Acreditamos que pode ser uma forma de enfraquecer o vírus, diferente do que está sendo feito”, explica.

Texto e Imagens: Portal Metrópole

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronavirus
Sobre Coronavirus
Saiba tudo sobre a Pandemia, quarentena, "novo normal" e vacinas.
São Paulo - SP
Atualizado às 09h06 - Fonte: Climatempo
19°
Nevoa úmida

Mín. 16° Máx. 30°

19° Sensação
7 km/h Vento
78% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias